Nem tudo vai dar certo.

A gente não está preparado pras coisas quando elas dão errado, né? Observem… quando alguém está passando por algum problema ou divide alguma dificuldade pontual, a reação das pessoas é SEMPRE a mesma na hora de consolar: “calma, vai dar tudo certo…” ou “calma, vai ficar tudo bem…”

Acho que é hora de entender que nem tudo vai ficar tudo bem e nem tudo vai dar certo e que essa não é a melhor forma de consolar alguém porque eventualmente vai dar tudo errado e nada vai ficar bem. Isso é a vida, não vamos nos iludir e nem iludir ninguém de que algo é diferente disso ou a gente vai viver num mundo de pessoas despreparadas pra decepção e pras frustrações.

A vida é feita de altos e baixos, alegrias e tristezas, realizações e frustrações e precisamos entender que nada é mais natural que isso. Parafraseando Vanilla Sky: o doce nunca seria tão doce se não fosse o azedo. A gente só sente alegria porque já sentiu tristeza, só comemora as realizações porque já sentiu o peso da frustração. São as adversidades que nos fazem gratos quando as coisas dão certo.

Na hora de consolar alguém, ao invés de dizer que vai ficar tudo bem e que não é pra se preocupar, encoraje a pessoa, diga que mesmo que o pior aconteça, as coisas vão fazer sentido em algum momento. Incentive a pessoa que está sofrendo a buscar entendimento e força emocional, a não tentar ter controle sobre tudo. Diga que ela encontrará forças pra lidar com o que tiver que lidar, que mesmo que as coisas acabem dando errado, ela encontrará a melhor maneira de passar por isso. Que é uma fase. Tudo passa. O bom e o ruim. A gente precisa estar preparado pra instabilidade dessa vida… nada está sob controle. Ofereça seu ombro, esteja presente, mas não iluda ninguém. Você não sabe se as coisas vão dar certo, ninguém sabe. Que a gente não brinque de tentar adivinhar as coisas, elas não são adivinháveis.

Levemos o clichê a sério: espere o melhor, esteja preparado para o pior e receba o que vier. Na vida não há nada sob controle, muitas coisas darão errado pelo caminho e não há problema algum nisso, é apenas a vida como ela é.

“É preciso ter um caos dentro de si para dar à luz uma estrela cintilante.”
– Friedrich Nietzsche

“Entrego, confio, aceito e agradeço.”
– Professor Hermógenes

Segue lá também: YouTube | Instagram | Facebook | Twitter

3 comentários sobre “Nem tudo vai dar certo.

  1. Maria Eduarda Barros disse:

    Hari, fico sempre encantada com seus textos. Leio, releio e compartilho. Fico muito feliz que os textos caem como luvas para momentos oportunos da vida de cada um que ler você. Muita luz para ti ♥
    Ah, escreva muito mais, por favor!

  2. Ariane Moreno disse:

    Hari, eu te acompanho faz um tempinho no instagram e sempre fiquei muito encantada com algumas de suas legendas. Elas são sempre tocantes pra mim, me ensinam de alguma forma, me fazem perceber coisas que não conseguiria sozinha. Geralmente tiro print de todas e sempre as releio porque dá pra aprender mais um pouco. E não só pelas legendas, a forma como você se expressa para o mundo, é uma forma sensível e totalmente humana…Você é um ser humano leve, dá uma vontade danada de ser tua amiga e compartilhar a vida contigo. Tu é sensacional! Espero que não deixe de escrever tão cedo (por favor), você leva luz por onde passa.

  3. Gabriella Almeida disse:

    “Tudo passa.”
    Uma menina no cursinho, vez ou outra, aparecia, pontualmente, às 6:50 da manhã com uma camisa de um movimento espírita do qual ela fazia parte com os seguintes dizeres:
    “Isso também passa.”
    Estar numa sala de cursinho é um caos. Estar numa sala de cursinho com quase 30 anos é o desespero ao ver o caos. Mas essa frase me fazia fincar o pé no chão, respirar e seguir em frente. Afinal, aquilo ali era só uma fase… #passou.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s