Converse. Fale. Dialogue.

Vamos conversar?

Relacionar-se é dialogar. Com a irmã, com o irmão, com o crush, com o namorado, com o marido. Com o pai, com a mãe, com o filho, com o vizinho. Com o amigo, com a vó, com a tia. Com o chefe, com o colega, com o gerente do banco…

Ilustração: Daehyun Kim

Puxa uma cadeira, senta do lado, abre o coração. FALA! Manda uma mensagem perguntando se tem 5 minutinhos e vai falar olhando no olho. Diz o que tá ruim, fala o que entristece, comenta sobre o que te magoou, mas não deixa acumular. Pergunta se tem algo que você tá fazendo que tá causando aquele comportamento no outro. Se ficou desapontado, diga, dê a chance do outro contar o lado dele. Viu algo que não gostou, pede pra não se repetir, fale sobre seus sentimentos. Sentiu o outro estranho? Não deduza, não crie hipóteses, pergunte o que aconteceu… mostre que está disposto a ouvir e a reconhecer seus erros.

É preciso dialogar. A manutenção de qualquer relação é feita na base da conversa, do preto no branco, em pratos limpos. Não adianta guardar, deixar pra depois, relevar… o que não se resolve dentro da gente vira uma tempestade cedo ou tarde. O outro não tem como saber o que você está pensando ou sentindo a não ser que você fale. Não espere do outro que ele seja capaz de adivinhar… E não diga “tá tudo bem” quando o outro pergunta e você sabe que não está.

É conversando que a gente cuida das nossas relações e das pessoas que estão ao nosso redor. A comunicação é a coisa mais básica e a mais importante entre dois corações, entre duas mentes. Quase sempre é nela que mora toda a solução e todo o problema. Eu sei que às vezes requer um esforço enorme, que dá dor de barriga, que dá taquicardia (alô, ansiosos!), mas guardar cria um monstro muito maior. Ensaia no espelho, escreve antes, se te ajudar a organizar os pensamentos, mas não guarde pra si.

Ilustração: Daehyun Kim

Coisas incríveis acontecem quando a gente fala e coisas horríveis deixam de acontecer. Um coração sem se abrir é uma bomba-relógio prestes a explodir a qualquer momento e a machucar quem está por perto.

Fale. Escute. Converse.

Segue lá também: YouTubeInstagram | Facebook | Twitter

10 comentários sobre “Converse. Fale. Dialogue.

  1. naturalese disse:

    Mana.. sem palavras pra esse texto! Coisa mais linda. Visão linda do mundo! Parabéns.
    É difícil encontrar pessoas hoje em dia que tenham um olhar tão lindo sobre as coisas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s