Ninguém é obrigado a gostar de você.

É isso mesmo. As pessoas têm zero obrigação de gostar da gente, muito menos de querer a gente por perto. A gente tem muita dificuldade em lidar com a rejeição, né? E tá piorando. Acho que começa na infância… quando algum colega briga com a gente ou não deixa a gente andar junto ou qualquer coisa do tipo, a tendência dos nossos pais é dizer que aquela pessoa é boba, que ela não merece nossa amizade, que ela é chata ou qualquer outra variação de adjetivo que exclua a verdade: ela simplesmente não gosta de você. As pessoas podem ser boas, divertidas, legais e inteligentes e têm todo o direito de simplesmente não quererem você por perto. Tá tudo bem, você não precisa agradar todo mundo, mas de alguma forma isso é um tabu na infância e as pessoas crescem buscando aceitação e se frustrando com a rejeição.

imgngm2

As redes sociais pioraram tudo. Até aplicativo pra descobrir quem parou de seguir você existe. É uma obsessão por ser aprovado desde de sempre e a tecnologia veio só deixar isso ainda pior. Se a pessoa leu e não quis te responder? Sim, a internet também mostra! As pessoas podem até estarem loucas para acabar um relacionamento, mas se o outro toma a atitude primeiro, o ego ferido de não ser mais desejado fala tão alto que a pessoa até se confunde achando que agora até quer o outro de novo. Isso complica nossa vida, isso complica nossos relacionamentos e isso leva milhares de pessoas a consultórios. As pessoas tomam remédio pra lidar com a dor do não-ser-querido.

Simplifiquemos. Ninguém é obrigado a querer ninguém. E quem quer não é obrigado a sempre querer. Tá tudo bem… Quem já ouviu um “eu não gosto mais de você” sabe que não é a frase mais agradável do mundo, eu já ouvi uns anos atrás, mas foi depois dessa frase que eu parei minhas tentativas de dar certo com a pessoa que me disse essas palavras. Enquanto eu desconfiava que o relacionamento não ia bem por outras razões, tomei algumas providências, mas foi num almoço que ele olhou pra mim e disse que achava que não me queria mais porque não gostava mais de mim. Diante disso, tudo clareou, não tinha mais nada a ser feito. Eu não podia pedir pra ele gostar de mim de novo… isso não se pede. Ele gostou, não gostava mais, cabia a mim pagar meu risoto de camarão e ir pra casa lidar com esse fato.

Alguém não gostar de você não faz de você uma pessoa pior e quem não gosta de você também não é uma pessoa ruim por isso. Gostar tem que ser genuíno, tem que vir naturalmente, tem que ser leve, tem que ser suave. Gostar de alguém e esse alguém gostar de você é tão bonito, não vamos deixar isso feio e pesado transformando em obrigação. Reciprocidade é loteria! Aproveite enquanto ela existe, pode ser que acabe amanhã, pode ser que dure pra sempre, mas a gente não sabe…. então aproveite o bem-me-quer enquanto está no auge, quando vira mal-me-quer não há nada a ser feito. Isso vale pra namorados(as), amigos e até familiares, ninguém é obrigado a gostar de ninguém.

imgngm2

Não deixe que a reprovação de uma pessoa abale o que você pensa sobre si mesmo, não tente ser o que o outro quer, não sofra mais que o necessário. Você é incrível em todas as suas maneiras, mesmo que nem todo mundo que você quer, veja isso. Não diminua o tamanho de uma pessoa porque ela não te aprova, cada ser humano é singular e nenhum escolhe pelo quê o por quem seu coração se alegra, respeite a programação natural de cada pessoa e quando gostar de alguém que também gosta de você, agradeça.

Segue lá também: YouTubeInstagram | Facebook | Twitter

98 comentários sobre “Ninguém é obrigado a gostar de você.

  1. suzanapessoa disse:

    Isso é MUITO verdade: “As pessoas podem até estarem loucas para acabar um relacionamento, mas se o outro toma a atitude primeiro, o ego ferido de não ser mais desejado fala tão alto que a pessoa até se confunde achando que agora até quer o outro de novo.”

    Eu me vejo tanto na tua forma de pensar!

  2. Hong disse:

    Tenho muita dificuldade de lidar com isso. Sempre fico com a sensação de que a outra pessoa tem bom gosto em não gostar mim, porque sou ruim. Reciprocidade é de fato loteria. Obrigado pelo texto.

  3. Vinicius Lima disse:

    Ótimo texto, concordo em tudo, menos com o final. Quando alguém gostar de vc não se deve agradecer, na minha opinião. Não é um favor que ela está fazendo. Ao invés de agradecer, aproveite, elogie, demonstre o quanto lhe faz bem. 🙂

  4. Will disse:

    Excelente texto para reflexão, na minha opinião o fato de nos sentirmos rejeitados nos faz muitas vezes pensar que. A nossa felicidade está nas mãos do outro, e quando a mesma só diz respeito a nós mesmos…

  5. Patricia disse:

    Vinicius, entendo que o agradecer está no fato de que a reciprocidade no gostar, é loteria e quem tem essa “sorte” de gostar de alguém que também goste de si, é para agradecer mesmo!

  6. Fernanda Abril disse:

    Eu não gosto do seu trabalho, acho óbvio, mas como você atinge um público imaturo emocionalmente, assim acho importante, mas não deixo de não gostar do seu trabalho. É como se você estivesse ensinando a respirar para pessoas com rinite.

    Seu texto é carregado de panos quentes para deixar todo mundo feliz: “Você é incrível em todas as suas maneiras, mesmo que nem todo mundo que você quer, veja isso.” Nem todos são incríveis, e não há nada de errado nisso. Eu não sou incrível, por exemplo, e foda-se.

    No texto parece que há uma insegurança na sua fala e você precisa da aceitação dos leitores para se sentir forte. Pois é.

    Só acho que a internet prova pra todos, com tantos haters, que NINGUÉM deve gostar de você. Você não precisa fazer um textinho irritante, mas deve ser a única coisa que você sabe fazer, então ok.

    Beijos e lide com isso.

    • Mathias disse:

      Um comentário que começa com : “Eu não gosto do seu trabalho” , já é descartado. Gosto não é argumento, é um comentário infantil, assim como a conclusão “muitas pessoas devem odiar seu trabalho”. Falta de argumento apenas com objetivo de atacar.

      • ney disse:

        Texto ótimo … mas sua reposta ao outro texto acima… rsrs vc não faz oq prega em seu texto ? Acho que a pessoa quis ser irônica
        Mas Parabéns viu rs

    • Maurício Lima disse:

      Fernanda, todos podem ter opiniões diversas, contanto que tenham argumentos que sustentem tal coisa. Não foi muito bem o que fez no comentário acima.
      Reescreva o seu comentário de forma construtiva e pense que tudo, até as adversidades, realizadas de bom grado transmitem uma boa energia a todos.

  7. Daysi disse:

    E isso aí mesmo quem não gostar de você o problema é dela e não seu , nem Deus agradou a todo mundo , eu penso que quem não gostar de mim que se esploda o problema não é meu e sim deles

  8. Estou aqui pra te dizer a verdade disse:

    No fim esse texto é só mais uma maneira de alguém te aceitar, e adivinha só quem é?
    Isso mesmo, você mesmo, você é tão rejeitado que nem você mesmo sabe se amar.

  9. F. disse:

    Você tem toda razão. Eu já havia pensado sobre isso, justamente por ter dificuldade com a rejeição, por não conseguir evitar o sentimento de que há algo errado comigo pra tal pessoa não gostar/ter deixado de gostar de mim. Por mais que eu já tivesse chegado nessas conclusões antes, é muito bom “ouvir outra pessoa dizer”, já que o tema é tão sensível e doloroso. Muito obrigada.

  10. Deoneu disse:

    O gostar e muito vulnerável. Pode mudar em um segundo, uma palavra, uma ação. Somente a grande vulnerabilidade disso tudo esta no orgulho que carregamos no coração. Precisamos entender e diferenciar, emoções, sensações e sentimentos.

  11. Rosangela disse:

    Isso chama-se empatia! Empatia hoje é a doença do mundo! Não concordo em nada com esse texto; sou cristã! E na palavra de Deus, a bíblia, está escrito que devemos amar uns aos outros assim como Ele (Deus) nos amou! Portanto se dentro de vc existe esse sentimento…vc precisa conhecer o verdadeiro Amor!!! Que Deus te abençoe!!!

  12. Rosangela disse:

    Isso chama-se empatia! Empatia hoje é a doença do mundo! Não concordo em nada com esse texto; sou cristã! E na palavra de Deus, a bíblia, está escrito que devemos amar uns aos outros assim como Ele (Deus) nos amou! Portanto se dentro de vc existe esse sentimento…vc precisa conhecer o verdadeiro Amor!!! Que Deus te abençoe!!! Não compartilho desse sentimento!

    • Bruna disse:

      O problema do mundo é a falta de empatia. Empatia é a gente aprender a se colocar no lugar dos outros diante das situações adversas do outro. Bom, esse texto só nos diz para não sofrermos por uma rejeição, afinal, ninguém é obrigado a suprir nossas expectativas. E quando temos Amor próprio não precisamos ficar mendigando aprovação e nem aceitação de ninguém em nossas vidas, fique se for feliz em minha companhia, se não, nada posso fazer. ” Amar o próximo como a ti mesmo”. Mas será que nos amamos a si próprio o suficiente para transferir esse amor para o outro? Ou será que temos um apego ao ponto de não aceitar a partida do outro?.

    • Angela disse:

      Verdade Rosangela! Esse texto contribui para a intolerância, preconceito e ideias equivocadas à respeito do “próximo ” que, às vezes ,nem se conhece intimamente p sentir repúdio de seu semelhante. Atitudes negativas preconcebidas sobre alguém desfaz toda chance de crescimento pessoal ou quem sabe aprendizados significativos. Nada a ver esse texto.

  13. Natália Helmutt Araujo disse:

    Mas vamos combinar. uma coisa é a pessoa simplesmente não gostar de vc, outra é quando uma pessoa diz que não gosta mas não sai do seu pé e fica torrando o saco, quando não gosto de alguém eu deixo a pessoa no seu quadrado e não incomodo, se a pessoa simplesmente n quer falar cmg deixo no quadrado tbm, mas tem gente q diz q n gosta mas qr q converse com ele, que ande com ele, puxa conversa mas é para implicar e botar defeito, isso já é gambiarra.

  14. gandhalfthewhite disse:

    Obrigado pelo texto. Veio num momento oportuno, de insegurança após o término de um relacionamento e o conhecimento de fatos que me levaram a uma grande decepção com uma pessoa. Mas já estou bem e seguindo em frente e este texto apenas reforça que temos de nos amar mais para que possamos amar e ser amados por alguém. Grande abraço.

  15. GEOVÂNNIA disse:

    “Acho que começa na infância… quando algum colega briga com a gente ou não deixa a gente andar junto ou qualquer coisa do tipo, a tendência dos nossos pais é dizer que aquela pessoa é boba, que ela não merece nossa amizade”

    Nessas primeiras experiências com o mundo, nós que agora somos pais e mãe devemos tomar muito cuidado com o que falamos para nossos filhos. Obrigada por esse texto maravilhoso.

  16. Verdade Querida disse:

    Bem verdade este texto! A verdade é que desde pequeninos que vamos lidando mal com a rejeição, queremos ser aceites, fazer parte desta sociedade, sentir-nos integrados. Mas isto, o medo da rejeição, o medo de não fazer parte, só nos afasta da nossa essência, da nossa auto-confiança, e torna-nos dependentes do outro gostar de nós, dependentes da aceitação do outro.

  17. Elza Nice disse:

    Muito bom. Adorei. Apesar de saber disso, às vezes precisamos parar e lembrar. E o que achei importante no texto é que não precisamos mudar se alguém não gosta da gente. Não temos de forçar nada. Ser simplesmente como somos. E aceitar que a gente não agrada todo mundo.

  18. Iris disse:

    Texto lindo, leve e surpreendentemente profundo, exprime exatamente o que penso sobre esse assunto. Costumo dizer que um dos melhores legados da maturidade emocional é passar a viver assim, com a incrível capacidade de neutralizar sentimentos adversos provocados por outras pessoas e nos percebermos empoderados, confiantes e de bem com a vida. Você atingiu esse estágio, o que expande ainda mais sua beleza. Ah, quanto a pessoas que se escondem por codinomes como “Judas” e “Estou aqui para te dizer a verdade”, que pela amargura que expressam nos comentários deve se tratar da mesma pessoa, tenho a dizer: sinto muito pela pequenez de vocês (ou de você)! Beijos aos que gostam de mim e beijo duplo aos que não gostam (rsrsrs)!

  19. Tânia disse:

    Adorei o texto. Passei exatamente pela situação de ouvir: “Eu não gosto mais de você, eu não amo mais você e não te quero mais!”
    Sacodi a poeira, me levantei e daquele momento em diante, aprendi a me amar!
    Hoje estou escrevendo um livro para tentar ajudar as pessoas que se anulam em função de outras. Pessoas que perdem o seu referencial vivendo em nome de um amor.
    É muito triste, mas tem cura!

  20. marciogacabral2 disse:

    Adorei seu texto! Quantas conclusões sábias. Cai tão bem pra tantas pessoas…. Todos deveriam ler essas palavras que expressam grande conhecimento em psicologia. E aqueles que não gostaram do texto provavelmente são pessoas complicadas, difíceis de lidar e gostar. Parabéns! !!!!!

  21. Mariella M. Santos disse:

    Por tão bonito (e verdadeiro?), compartilho. Se não gostarem, relevem… =):

    Ninguém a outro ama, senão que ama
    O que de si há nele, ou é suposto.
    Nada te pese que não te amem. Sentem-te
    Quem és, e és estrangeiro.
    Cura de ser quem és, amam-te ou nunca.
    Firme contigo, sofrerás avaro
    De penas.

    (F. Pessoa – RR)

  22. marco túlio pereira disse:

    Eu não estou nem aí de quem não gostar de mim. Hoje em dia principalmente porque as pessoas se tornaram falsas…!! prefiro os que sei que gostam do que os que penso que gostam e sei que não. Motivos eu não dei…mas se tem que ser assim, que vivam a suas vidas.

  23. maria de lourdes disse:

    claro,claro…com o individualismo crescendo junto com a falta de empatia geral,internete cheia de haters…precisamos mesmo de um texto desse justificando o desarte de rwelacionamneto.Maus parabéns “psicóloga”,depois só não venha de mimimi alegando que o ser humano está cada vez pior!

  24. Gilberto da Assunção Carvalho disse:

    Esse texto pra mim não acrescenta nada, assim como algumas pessoas não gostam de mim eu também não tenho obrigação de gostar delas. Se não há reciprocidade pra que fingir dizendo que gosta daquela pessoa. Condescendência jamais, principalmente a aquelas que nos perseguem e implicam com a gente. Bolas que eu não sou de ferro.

  25. Edward Albergaria disse:

    Faz que nem Dercy Gonçalves:
    ”Não gosto de você”
    ”Então vai tomar no cu”
    e a vida segue, sem perder aquela elegância de um belo palavrão, porque eu sou desses sim.

  26. Tania Areas da Costa disse:

    Não conhecia esse site ou blog, sei lá.Me foi enviado por uma pessoa que AMO muito e que conseguiu confundir gostar e querer com AMOR apesar de no texto aparecer 16 vezes o verbo gostar, 11 vezes o verbo querer e ironicamente nenhuma ver o verbo AMAR. Há que se ter muito cuidado com o que se publica e a que público se dirige. Tenho 64 anos e a pessoa de quem falo é uma adolescente. Entendi o texto, achei interessante mas o que penso que ficou faltando é deixar caracterizado que o conteúdo se refere a dois sentimentos que falam da individualidade, do próprio, do eu interior, da satisfação pessoal e portanto de um egoismo extremo. Por favor, em algum momento fale do AMOR, esse sentimento do exterior, do além de nós mesmos. das tão mal interpretadas globalização e diversidade que esse sim é sem duvida um sentimento altruísta. Quando isso acontecer, rezo para que minha adolescente continue lendo você. Um abraço fraterno em seu coração

  27. Patricia Sá disse:

    Encontrei esse seu texto em um tweet aleatório. Achei do caralho! Até porque, no dia em que o encontrei, tinha acabado de “arrancar” isso do cara que tinha terminado comigo há um mês. Seria ótimo se as pessoas simplesmente falassem, mas elas inventam outros caminhos e a gente se alimenta de esperança (achando que são outras coisas superáveis) e o risoto perde até o gosto.
    O trecho da música You´ve got to learn cabe bem aqui, inclusive “Você tem que aprender a levantar-se da mesa quando o amor não estiver mais sendo servido”. Grande Miss Simone…

  28. Alma Infeliz disse:

    Não,ninguém é obrigado a gostar de mim,o que machuca é mesmo passado todos esses anos,batendo a porta dos 40,ainda passar por isso.Difícil e doloroso é passar pela vida sem ninguém nunca ter gostado de mim.Nunca.Aconteceu na infância,na adolescência,na vida adulta.Está acontecendo na meia idade e vai se perdurar pela velhice.

  29. Roberto Tavares (@robertotavares) disse:

    É o que faz por você mesmo que atrai as pessoas, sua personalidade materializada as suas ações para consigo, não confunda com egoismo, mas brio é bom. Essa necessidade de mostrar em social que sua vida feliz, é uma carência, um ‘fake’, pois se o é, os que importam sabem e sentem em retorno. Antes a frase era “desligue a TV e vá ler um livro”, hoje a TV está parcialmente OFF, então desligue(logoff) o FACE e vá ler um livro. Compartilhe o que você é com os seus, se tem, torne-se.

  30. Alex Gabriel disse:

    Esse texto veio como um tiro no peito, daqueles que, em vez de te matar, te deixam mais desperto. É bem por aí: se a pessoa não nos quer, isso não é sobre a gente, mas, sim, sobre ela, sobre uma busca dela. São perspectivas distintas, e isso não tem nada a ver com a gente. A visão que o outro tem sobre nós não equivale ao que nós de fato somos. Muito lindo o texto.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s