Eu e a maratona do Oscar: Parte 1

Meus filmes preferidos provavelmente nunca sequer concorreram a algum Oscar (raras exceções), eu geralmente não gosto dos filmes queridinhos de Hollywood, mas POR ALGUMA razão, eu adoro pegar a lista de indicados e tentar ler o máximo que consigo haha eu gosto de ver a festa, todo mundo fantasiado de pinguim e de sonho de valsa esperando os vencedores, gosto de ver a cara dos atores/diretores e saber exatamente o que levou eles até ali. Louca, eu sei. Esse ano eu comecei bem tarde, mas pra uma pessoa que trabalha durante a maior parte do tempo, até que me surpreendi. Dividi um pouco da saga no meu instagram, mas resolvi fazer um post aqui com um resumão pra quem quiser alguma dica de filme ou simplesmente pra se situar sobre quem está concorrendo.

Enquanto escrevia o post, achei que fosse mais prudente dividir…  Vou fazer uma série de posts com 5 filmes em cada, ok? Achei melhor porque tava ficando grande demais e são muitos filmes, vou continuar mesmo depois da premiação que vai ser no domingo, dia 22.

01. Boyhood

Pontos altos: ter demorado DOZE anos pra ser filmado e acompanhar o crescimento de uma criança desde os 6 até os 18 anos, é uma sensação bem diferente acompanhar o envelhecimento dos personagens de forma natural.A música Hero da banda Family of The Year que descobri numa cena do filme e ó: <3. Outro ponto alto? Ethan Hawke, sou fã!

ellar-coltrane-boyhood

OK que tem gente que justamente diz que a não-história é o que dá graça ao filme, o filme não tem história, é simplesmente a vida e os dramas dela, sob o ponto de vista da mãe, do pai, padrasto, irmã e, claro, o menino. Tipo de coisa que eu gosto nos meus filmes preferidos, mas acho fraco pra Oscar, mas ele tem os doze anos a favor dele.

Categorias que está concorrendo? Melhor filme, melhor ator coadjuvante, melhor atriz coadjuvante, melhor diretor, melhor roteiro original, melhor edição

Outros filmes do mesmo diretor (Richard Linklater) que valem a sentada no sofá: Waking Life (filme de ver e rever e ver de novo muitas vezes), Antes do Amanhecer/Antes do Pôr do Sol/ Antes da Meia-noite (trilogia LINDA)

02. Sniper Americano

Pontos altos: a atuação do Bradley Cooper e uma cena específica que dura um tempo considerável e só se vê poeira, achei sensacional. E não posso deixar de falar Da Sienna Miller que está estupidamente maravilhosa morena nesse filme!

N07A6557.dng

Filme de guerra americano, baseado em uma história real, mas não me pegou… Achei muito Clint Eastwood clichê e não gosto muito do fato de um atirador ser tido como herói por matar 255 pessoas (160 delas oficializadas pelo pentágono) na guerra do Iraque 🙂 mas o filme fala sobre o peso de ser esse herói também.

Pior do filme: um bebê DE PLÁSTICO e a glorificação do soldado americano que zzZzzZzZ.

Categorias que está concorrendo? Melhor filme, melhor ator, melhor roteiro adaptado, melhor edição, melhor edição de som e melhor mixagem de som.

03. Birdman

Pontos altos: o filme quase todo em plano-sequência (sem corte), a fotografia e o Edward Norton.

tumblr_niejlhKsmn1u8t8lco1_500

giphy

O filme serial genial, não fosse o fim (e o cara voar também é super desnecessário). Eu teria terminado alguns minutos antes, não vou ser mais específica pra não ser a spoiler da rodada (mas quem quiser conversar sobre, comenta aqui que eu respondo nos comentários também – quem não viu ainda vai ter opção de ler ou não). O filme é sobre um ator que, no passado, foi o herói Birdman no cinema e um fenômeno na época. Ele não quer mais viver à sombra desse personagem (que continua o atormentando através da sua consciência, digamos que o Birdman é o alter-ego do ator)  e tenta lançar uma peça na broadway e tenta lidar com as redes sociais, as críticas, as inseguranças, as dívidas e a relação conturbada com sua filha por causa da ausência que Birdman causou na criação dela.

Categorias que está concorrendo? Melhor filme, melhor diretor, melhor ator, melhor ator coadjuvante, melhor atriz, coadjuvante, melhor roteiro original, melhor fotografia, melhor edição de som, melhor mixagem de som

Outros filmes do mesmo diretor que valem a sentada no sofá: 21 gramas, Babel e Amores Perros.

04. O Grande Hotel Budapeste

Pontos altos: A FOTOGRAFIA – cada take é uma foto e cada foto é uma foto BOA, a narração e os cenários/figurinos (que ajudam a compor a fotografia impecável). Gosto também do elenco PESADO e todinho coadjuvante haha Bill Murray, Jude Law, Edward Norton, Owen Wilson, entre outros.

3712244-4735684681-The-G

O filme se passa em 1932 e narra a história de um gerente de hotel e um mensageiro iniciante que se tornam amigos e passam por aventuras como o roubo de um quadro valioso e a disputa pela fortuna de uma senhora e como a primeira a guerra transformou o ambiente europeu.

Categorias que está concorrendo? Melhor filme, melhor diretor, melhor roteiro original, melhor fotografia, melhor edição, melhor design de produção, melhor figurino, melhor maquiagem e cabelo e melhor trilha sonora.

Outros filmes do mesmo diretor (Wes Anderson) que valem a sentada no sofá: Os Tenenbaums e A Vida Marinha com Steve Zissou.

05. A Teoria de Tudo

Pontos Altos: a história ser REAL, a atuação do Eddie Redmayne e as roupas da Felicity Jones haha

TheTheoryOfEverythingPoster-01

O filme é sobre a história do físico Stephen Hawking que aos 24 anos foi diagnosticado com esclerose lateral amiotrófica (ELA, uma doença degenerativa que ganhou notoriedade com o desafio do balde de água para arrecadar doações, lembram?). Na época (1966) ele estava no meio do seu doutorado, estava conhecendo Jane e ouviu de um médico que só viveria mais dois anos. É sensacional ver o que a Jane encarou ao lado dele, o que ele contribuiu para a física e a capacidade das pessoas envolvidas na história dele de não se deixarem abalar ou desistir pela situação aparentemente limitadora. Super emocionante, vale muito a pena assistir!

Categorias que está concorrendo? Melhor filme, melhor ator, melhor atriz, melhor roteiro adaptado e melhor trilha sonora

Em breve volto com mais 5! 🙂 Lembrando que eu não sou nenhuma profissional do mercado cinematográfico, escrevo aqui somente minhas impressões pessoais sobre os filmes que vi e a análise, se é que dá pra chamar de análise, é feita unicamente com base no meu olhar espectador que assiste aos filmes por pura diversão. OK? OK.

8 comentários sobre “Eu e a maratona do Oscar: Parte 1

  1. Mariana disse:

    Adorei e anotei as dicas de “Outros filmes que valem a sentada no sofá”! 😀 Eu acho uma injustiça alguns filmes concorrerem entre si. Como dizer qual o melhor filme entre “boyhood”, “a teoria de tudo” e “o jogo da imitação????? sendo que provavelmente birdman (gostei tb, mas não me envolveu tanto) q ganhará devido à sua crítica à indústria cinematográfica :*

  2. Michelle Loureiro disse:

    Eu me senti mal com Birdman sendo favorito talvez só pela crítica. Achei que o homem passaro interagir com o ator que deu a vida a ele + ele se imaginar voando = algo semelhante a uma pessoa doente. Mas aí achei que ficou mal feito. Em black swan nós percebemos que a personagem da Natalie é doente, em Birdman, não…

  3. Carolina disse:

    Sempre tem uns filmes que concorrem ao Oscar que eu acho surreais, ou eu não entendo a ideia! Haha o Birdman pra mim foi um desses! Em contra partida amei A Teoria de Tudo e O Jogo da Imitação (suspeita para falar pois sou da área de informática então sempre ouvia na faculdade falar sobre Turing). Ainda não vi todos, esse final de semana é o Boyhood! 😁

  4. disse:

    Hari, quando eu vi Birdman só consegui pensar em duas coisas: Cisne Negro e Heath Ledger. Achei filme pra artista ver … por isso acho que ganha alguns prêmios.
    Sniper Americano não vi pois ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ…
    Veja (caso não tenha visto) o SELMA. Filme maravilhoso, atuação maravilhosa, Martin maravilhoso ❤

  5. Thamires Oliveira disse:

    Depois de tanto ver as suas indicações através do Instagram, resolvi montar a listinha dos indicadores e assistir todos. Até agora só vi o Birdman, e gostei muito exatamente por ser em plano-sequência ♥
    O próximo da lista será O Grande Hotel Budapeste *—-*

  6. blogsince85 disse:

    Oi, Hariana! Sou nova por aqui e achei teu blog por um doce acaso! Adorei a postagem, ainda não assisti a nenhum desses filmes, estava louca pra ver o filme sobre a vida de Stephen Hawking e o tão falado Birdman (Michael Keaton é rules!).
    Uma pena eu ter andado sem tempo pra filmes, andei perdendo muita coisa :///
    Me dá aí uma sugestão de qual devo assistir primeiro! HAHAH
    Já estou te seguindo, achei muito fófis teu blog. Dá uma passada no meu!
    Beijo,
    Bia.

    http://blogsince85.com

  7. Giulia disse:

    Hari, queria compartilhar com você minhas impressões sobre o Sniper Americano, que me surpreendeu muito!
    Eu também não gosto dessa glorificação do soldado americano e da “defesa da pátria”, mas esse filme me trouxe muito mais que isso. Ele mostra como a guerra é cruel para ambos os povos envolvidos nela, mostra algo raro nos filmes de guerra que é o estado que o soldado fica após presenciar o mal que prevalece no campo de batalha. A cena em que ele reluta em matar a criança me embrulhou o estômago porque isso acontece de verdade, e eu não consigo imaginar como uma pessoa reage ao fato de ter atirado em uma criança, depois que ela cai em si. Ele matava tanta gente e nem se quer notava. Isso é uma crítica profunda a como, especialmente os Estados Unidos, cria seus homens para serem máquinas de matar em incansáveis missões, como se eles não tivessem o direito de sentir compaixão pelas pessoas que estão envolvidas na guerra e que perdem suas vidas fugindo dela.
    Sniper Americano mexeu comigo de forma profunda. Talvez a mensagem nem fosse essa, mas eu escolhi ver assim porque a história me causou agonia e angústia do começo ao fim. Sei que nossas opiniões divergem e de maneira alguma quero te fazer engolir a minha! Hahaha Mas eu também esperava pelo filme que você viu, porém acabei assistindo um completamente diferente.
    Abraço, linda! Adoro seu blog.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s