Cuidado: intolerância mata

Surfista de 24 anos é morto a tiros após discussão. Radicais islâmicos invadem redação de jornal francês e matam 12. Promotor que denunciou Cristina Kirchner é encontrado morto.

O que é que tem tornado a humanidade cada vez mais intolerante? O que está mudando? O que é que tem feito a gente regredir espiritualmente na mesma proporção da evolução tecnológica? A cada notícia dessas que esfrega na minha cara que a humanidade está perdida, um sentimento profundo de tristeza toma conta de mim. Isso aqui não é um texto com começo, meio e fim. É um desabafo de uma pessoa que acredita que a vida é feita pra evoluir e vê uma regressão sem tamanho pelas ruas. Triste por tanta intolerância, tanta falta de respeito com a vida, triste pela maldade, pelo pavio curto. Agimos como selvagens que resolvem as coisas com violência, é tanta rede social pra bater papo e trocar ideia por aí e mesmo assim, estamos cada vez mais indispostos e despreparados para o diálogo franco.

Hoje a intolerância faz mais uma vítima. E a justiça fará o quê? Vai conceder ao assassino o direito responder em liberdade? Estamos no mundo dos extremos onde em um lugar um país CAGA (sorry pela palavra) para pedidos de clemência e fuzila estrangeiros criminosos e em outro reza-se para que o assassino de um jovem esportista não seja encontrado semana que vem tomando um cafezinho na padaria da esquina. É tanta coisa provocando interrogações e exclamações na minha cabeça que eu não consigo sequer fazer sentido ou seguir uma única linha de raciocínio.

De todos os inimigos da humanidade, a intolerância é o maior deles, ela é capaz de matar, ela não se importa, ela é fria, é cruel, é irracional. Ainda sonho com um mundo mais capaz de amar, de respeitar e de resolver as coisas em paz.

You may say i’m a dreamer but i’m not the only one.

9 comentários sobre “Cuidado: intolerância mata

  1. Bruna Araujo disse:

    Você arrasa sempre nos seus textos! Me emocionei de verdade lendo ele. É triste viver no mundo em que vivemos, hoje tive uma demonstração de preconceito e tinha acabado de postar um texto no meu tumblr sobre quando li seu texto.
    Como eu disse no meu texto é difícil viver no mundo em que todos sofremos algum tipo de preconceito (ou intolerância), mas continuamos praticando. Está cada vez mais difícil acreditar na humanidade!
    Parabéns pela escrita e pelo pensamento. Luz, sempre!!!

  2. Letícia disse:

    Excelente texto, Hari. Eu nem tenho o que comentar, estamos todos incrédulos com as situações, plural, porque infelizmente não é apenas uma, são várias – a cada dia uma nova, como se fosse uma praga assolando a humanidade. Chega a ficar até difícil de falar algo de tão revoltante que é.
    Adorei seu texto; faço minhas as suas palavras!
    Parabéns ❤

  3. Giulia disse:

    Concordo com tudo o que você disse. Você viu o que ocorreu na Nigéria? Massacre com 2.000 mortos. Você viu o destaque para essa notícia? Eu também não. Triste ver a classificação que a mídia faz de “tragédias que importam” e “tragédias que não importam”.
    Parabéns pelo texto.

  4. Mariana disse:

    Hariana, compartilho do seu sentimento frente a esse mundo tomado por intolerância! Porém, gostaria de propor uma reflexão sobre os “dois lados” do caso Charlie Hebdo. Assim como os islâmicos se mostraram intolerantes ao praticar terrorismo na sede do jornal, os franceses também são, diariamente, intolerantes com a religião islâmica. Muçulmanos sofrem preconceito constante (o que não justifica o assassinato dos franceses, claro) no país… Acho que a questão seria: por que a intolerância mata? Nesse caso, por exemplo, por que essa história terminou de maneira tão violenta e trágica? Ambos os lados tem sua cota de intolerância… e nenhum dos dois é justificável!

    Enfim, ótimo texto! Só queria deixar essa reflexão aqui, pois acho importante nos dias de hoje pensarmos sempre de forma clara e não maniqueísta. E é bom encontrar espaços como seu blog, que permitem que essa semente seja jogada. Um abraço e um bom fim de semana!

  5. Nathalia disse:

    Acredito que tudo gire em torno de interesse e, de como disse, intolerância. Dinheiro, poder e religião mexe com o ego e id das pessoas, torna-as insensatas.

    Bom, parabéns pelo texto! Daria uma boa colunista hehe

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s