Sobre a felicidade e o medo

Há uns dias eu pedi no meu Instagram que me dissessem o que é a felicidade e me surpreendi com mais de 300 respostas, algumas me fizeram rir, muitas me emocionaram. Hoje eu resolvi perguntar no Twitter qual o maior medo e muitas pessoas me responderam também. O medo e a felicidade da maior parte das pessoas que responderam têm algo em comum: são relacionados a pessoas. A felicidade é ver a mãe feliz, é o cheiro do namorado, é o sucesso do pai, a saúde da avó, uma tarde com os amigos. O medo é quase unânime: perder alguma pessoa amada. Será que a gente anda fazendo sentido? Eu acho que as pessoas estão perdidas em meio à tanta informação e exibição, a nossa natureza é amar as pessoas, mas a gente está amando as pessoas?

A felicidade é a família, mas quantas vezes você não torceu o nariz pro almoço de domingo, pro papo no jantar ou pro sermão do pai? A felicidade é o amigo querido, mas qual foi a última vez que você realmente prestou atenção no que ele dizia? Quantas vezes se esteve perto de quem ama e não tirou os olhos do celular? Quantas vezes pôde fazer algo pelo outro, mas optou por agir em seu próprio bem? O maior medo é perder as pessoas amadas, mas estamos passando o tempo que podemos com essas pessoas ou estamos sempre acreditando que pode ser amanhã?

Eu tenho visto e vivido em um mundo cada vez mais egoísta e egocêntrico e quando vejo as respostas que me deram, eu concluo que estamos todos vivendo em um grande piloto automático. A maioria das pessoas se esforça pra ser algo que não é, pra conseguir aprovação de quem não conhece e pra ser querido por quem nunca viu… Enquanto se esforçam em prol da causa errada, as pessoas de verdade que temos na nossa vida estão esperando nossa vaidade se saciar. Muitas pessoas me responderam que sentem medo de se tornarem sozinhas, a solidão é um medo geral, mas a gente está se esforçando o suficiente pra manter os laços que temos na nossa vida? A gente tem com quem passar tempo offline?

Eu, nos últimos anos, tenho me esforçado mais que há tempos atrás para passar mais tempo com pessoas… Família, amores e amigos são quem realmente podem preencher nosso vazio, a aprovação dos que não sabem quais são nossos medos antes de dormir não muda em nada quando o wi-fi desliga. Eu acredito do fundo do meu coração que todas as pessoas são do bem e têm vocação para amar e as que estão na contra-mão estão apenas perdidas e precisam se reencontrar, mas pra isso é preciso querer.

Você está fazendo o que pode pelas pessoas que ama e estão associadas à suas felicidades e medos?

Experimente passar uma tarde com sua mãe, uma noite com seus amigos. Experimente mandar uma carta, experimente comprar um presente para alguém ao invés de comprar a última peça da moda para a próxima selfie. Experimente ouvir, experimente querer saber, ouse se importar.

A gente nasceu para amar.

6 comentários sobre “Sobre a felicidade e o medo

  1. Kellen Loyola disse:

    Texto muito bom. Parabéns pelas palavras.

    Hoje em dia, o ser humano está cada vez mais egoísta, e na maioria das vezes não mede esforços pra mostrar um pessoa que não é, mas mede esforços para estar ao lado de quem realmente o ama, de quem realmente ama, de quem realmente nota sua presença, e não aquele que dá um simples “curtir” em sua foto e na verdade, nem sabe quem você é e muito menos quer saber como você está. Enfim, faço de suas palavras as minhas.

    Beijo grande! 😘

  2. Bruna disse:

    Que texto incrível! Tem tudo a ver com meu momento, tenho pensado muito sobre o fato de estar com as pessoas que amo, fazer o que posso por elas, ouvir, ajudar, amar… Amanhã pode ser tarde demais e não dá pra perder tempo (com olhos grudados no celular) hoje com o que não tem não tem tanta importância e utilidade. Adorei suas reflexões e concordo plenamente! Beijinhos

    http://www.chezb.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s