Ó o recalque!

É um tal  de “recalque” pra cá, “recalque” pra lá… O que é isso? Por que isso agora? Quando foi que não gostar de algo ou alguém virou sinônimo obrigatório de inveja? Cadê meu direito de não gostar e reprovar coisas e pessoas? Quando foi que todo mundo ficou tão seguro de si ao ponto de ignorar todas as críticas acreditando ser recalque alheio? Pois bem, se hoje alguém me mandar um recado me chamando de gorda, eu vou ser obrigada a concordar e não vou achar que tem alguém com inveja dos meus quilos a mais. Se me xingarem dizendo que esse meu texto ficou um lixo, vou aceitar. Afinal, que obrigação as pessoas têm de concordar comigo? Nenhuma. Essa segurança toda me assusta. É claro que eu sou super a favor de uma boa auto-estima, de uma dose generosa de segurança, mas existe um teto, existe um limite. Não, não acho que as pessoas estejam precisando baixar a cabeça para todas as críticas, mas não se pode ignorar assim por completo. A consciência da imperfeição é a mãe da evolução. Como alguém vai evoluir, vai melhorar, vai amadurecer se não levar a sério qualquer coisa negativa dita a seu respeito? Falta humildade para reconhecer erros e falta muita sabedoria pra encarar os erros de frente e usá-los para melhorar. Tem algo estranho no ar, isso me dá um medo absurdo, a gente já vive em um mundo extremamente individualista e todo esse amor próprio só coloca ainda mais em risco os relacionamentos humanos, não há mais meio termo, não há mais humildade, não há mais ninguém admirando a arte de ser imperfeito. Por favor, lidem com o fato de que você não vai agradar todo mundo, que você não é tão importante assim a ponto de provocar inveja em toda a nação e, principalmente, com o fato de que uma crítica pode ser sua chance de ouro para se tornar uma pessoa melhor. Se ame, se ame muito, mas se ame ao ponto de querer sempre ser melhor pra si mesmo, não ultrapasse a linha, não se encha de si, não se coloque num patamar acima de todos os outros mortais. Seus erros são muitos, os meus também e a partir do momento que você chamar os seus erros apontados de recalque, você vai ter ficado pra trás porque dos meus erros eu tenho feito evolução. Amar demais pode ser fatal e você corre um sério risco de virar uma pessoa insuportável em pouquíssimo tempo – e cheia de recalque.

11 comentários sobre “Ó o recalque!

  1. Georgia disse:

    Eu já havia percebido o quanto a palavra recalque tem sido utilizada ultimamente, acho que realmente passa a sensação de excesso de auto confiança, mas acredito que seja o oposto. Quem recebe criticas e acha que é recalque alheio, respondendo inclusive que é recalque, acho que é mais insegurança do que segurança, quem é seguro, se ama e recebe uma critica se conhece o suficiente pra não se abalar se for destrutiva, ou aceitar se for construtiva. Concordo que nem tudo é recalque mas, acho que muito disso vem também de criticas sem fundamento, e sem respeito. E hoje com muita coisa nossa sendo exposta pro mundo, estamos todos sujeitos a isso, acho que o recalque é forma de lidar com insegurança. Pra mim toda critica é recebida, desde que venha abraçada no respeito.

  2. Paloma disse:

    “A consciência da imperfeição é a mãe da evolução. Como alguém vai evoluir, vai melhorar, vai amadurecer se não levar a sério qualquer coisa negativa dita a seu respeito? Falta humildade para reconhecer erros e falta muita sabedoria pra encarar os erros de frente e usá-los para melhorar.Tem algo estranho no ar, isso me dá um medo absurdo, a gente já vive em um mundo extremamente individualista e todo esse amor próprio só coloca ainda mais em risco os relacionamentos humanos, não há mais meio termo, não há mais humildade, não há mais ninguém admirando a arte de ser imperfeito.”

    Nossa!!!! VOCÊ É DEMAIS, sério!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s