Guia de Profissões – Design de Moda

Mais uma participação no nosso guia de profissões! Dessa vez, quem participa é a fofa-querida da Mona Carvalho, formada em Design de Moda e que vai dar uma luz pra quem se interessa pelo mundo da moda!

foto 2

foto 1

Twitter InstagramSite

– Por que você escolheu o curso?

Eu sempre desenhei, e em certo momento da adolescência comecei a desenhar roupas. Fiz dois cursos técnicos no SENAI (de costura e modelagem) enquanto cursava o ensino médio, e tinha certeza que queria ser estilista. Isso acabou mudando ao longo dos quatro anos de faculdade, já que são várias as opções que o curso oferece.

– Quais são as principais atividades da sua profissão?

Como eu faço estampas, e não as roupas em si, meu trabalho é diferente do que de um estilista. O estilista pesquisa tendências, estabelece um tema, pesquisa tecidos, aviamentos, e tudo que engloba a produção de uma roupa, e usa esse material para desenvolver as peças de uma coleção. Já na área de estamparia, existem empresas que possuem o próprio setor estamparia, e outras que contraram o desenvolvimento de estampas de terceiros especializados somente nisso. Quem trabalha com estampas, desenvolve de forma exclusiva o que ilustrará a coleção de um estilista.

– O que você mais gosta no seu trabalho?

Amo tudo que envolve estamparia. Não tinha noção que era isso que queria fazer da vida até minhas primeiras aulas na faculdade. A pesquisa de referências, o desenvolvimento da ideia, a criação dos elementos para a estampa e depois montar tudo isso em um único padrão. O estudo das cores, da harmonia e no fim das contas aplicar no tecido pra ver se todo o trabalho deu certo. Amo tudo.

– Em que áreas o profissional de Design de Moda pode atuar?

A primeira opção que um curso de design de moda te oferece como profissão é a de designer de moda, de estilista; ou seja, você cria uma coleção, pesquisa tecidos, tendências, etc. Mas acredito que essa seja a escolha mais difícil, seja pra entrar no mercado de trabalho ou no quesito inovação; é preciso muito talento e paciência. Além disso, também existe a possibilidade de trabalhar com produção de moda, estamparia, estudo de comportamento de consumo, modelista, etc. Essas são as atividades que eu lembro.

– Quais traços/habilidades são indispensáveis para quem quer entrar no curso?

O que eu acho indispensável pra não ficar com cara de interrogação durante o primeiro semestre é um certo conhecimento em moda. É preciso conhecer um pouco do trabalho dos designers mais famosos, pra entender quando sua professora citar algum deles como referência. Eu não sabia de nada,e tive que correr atrás de muitos livros sobre a história da indumentária. Você precisa conhecer Chanel, Balenciaga, Saint-Laurent, Galliano, McQueen, etc. Quanto ao desenho, já existem softwares que facilitam muito o processo, mas é preciso gostar de desenhar e estar disposto a aprender ou aperfeiçoar sua técnica. E se você não sabe costurar, não se preocupe, você aprende, é só ter paciência e capricho.  O curso (pelo menos o meu, na Belas Artes de São Paulo) tinha poucas matérias exclusivamente teóricas, mas requer muito tempo e dedicação. Exige muito esforço, organização e pesquisa, se quiser se destacar.

___________

A Mona ainda indicou alguns livros que ela leu e que ajudaram bastante ao longo do curso, quem se interessar, segue aqui:

  • O Império do Efêmero – Gilles Lipovetsky
  • A Linguagem das Coisas – Deyan Sudjic
  • 9 Heads: A Guide to Drawing Fashion

Acessem o site dela, lá tem várias das estampas que já criou e aqui embaixo coloquei um vídeo que ela fez sobre o processo de criação de uma estampa dela, ficou demais!

Lindo, né?

Tá curtindo o blog? Dá um curtir na nossa Fan Page 🙂

7 comentários sobre “Guia de Profissões – Design de Moda

  1. Heloísa Giraldì disse:

    Hari você conhece alguém que faça Design Gráfico? Caso você conheça, faça um Guia de Profissões (quando der, claro!). Adoro o blog, PARABÉNS!

  2. Talita Feijó disse:

    Oi, Hariana, tudo bom?

    Essa categoria do blog é uma das que eu mais gosto. Embora eu já tenha escolhido minha profissão (vou estudar Física ♥ e começo minhas aulas no dia 05/08 \o/), é sempre bom ler sobre outros cursos e ver o quanto as pessoas são apaixonadas pelo que fazem. Adoro isso, de verdade!

    Continue com essa categoria. E que muitas profissões e muitos profissionais apareçam por aqui mostrando suas paixões!

    Beijos!

  3. Micheli Avedikian disse:

    Oi, Hariana, primeiro gostaria de te parabenizar pelo seu blog. Sempre que posso venho aqui e dou uma olhadinha, nem que seja por cima.
    Gostei muito da matéria e do vídeo, me interesso muito pelo assunto e, apesar de já estar cursando moda, é sempre bom ter acesso a experiências e opiniões de quem já está na área há muito tempo, além de conhecer outras profissões que fazem parte do mercado da moda.
    Eu gostaria muito de ver aqui algum jornalista de moda, eu gosto muito de escrever e gostaria de fazer um curso relacionado.

    Obrigada e beijos! =)

  4. fernanda disse:

    Amei essa categoria, to no ano decisivo de fazer vestibular e ainda nao tenho certezas! Queria que falasse sobre o curso de publicidade por favor. E você hariana? Qual sua profissão? Foi ela que te fez mudar pra SP?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s