Guia de Profissões – Nutrição

Bom dia, gente!!! Segunda participação do guia de profissões é da Bruna, uma nutricionista pequeninha e linda! Conheci ela há mais de dez anos, no último ano da escola e resolvi convidar ela pra participar aqui e acabei de descobrindo que ela deu uma mudada na vida profissional ela, vamos ver?

Photo

foto

Merck Instagram Twitter

– Por que você escolheu o curso?

Porque sempre me interessei muito por biologia, alimentação e saúde no geral. Sabia que queria algo na área da saúde, mas nunca fui uma pessoa muito decidida profissionalmente, e sempre tive dúvidas sobre o curso enquanto cursava. Após me formar, tive contato com as 3 principais áreas da Nutrição e não me sentia satisfeita profissionalmente. Foi quando migrei para um outro ramo, que pode ser atuado dentro da Nutrição ou não, que é o ramo de Marketing. No meu caso, eu trabalho com propaganda médica para um laboratório de remédios, mas no meu dia-a-dia também encontro nutricionistas que trabalham com propaganda de produtos nutricionais (suplementos, complementos e vitaminas).

– Quais são as principais atividades da sua profissão?

Na profissão que eu exerço atualmente (propagandista de medicamentos), o foco é realizar a propaganda dos medicamentos para médicos. Dentro da Nutrição, um propagandista realiza a propaganda para médicos e também para nutricionistas. Nesse ramo, fazemos propaganda dos nossos produtos e explicamos as principais características aos médicos, como apresentação, posologia, indicações, interações medicamentosas, contra-indicações. O foco é convencer o médico a prescrever o nosso produto. Trabalhamos também analisando o mercado dos nossos produtos e acompanhamos a evolução de nossas vendas, além também de acompanhar um pouco o estoque dos nossos produtos nas farmácias.

– O que você mais gosta no seu trabalho?

Posso dizer que hoje já sei o que quero ser quando crescer! É maravilhoso trabalhar neste ramo. É difícil encontrar alguém que atue na propaganda médica insatisfeito. A vantagem principal de trabalhar neste ramo é, sem dúvida, a remuneração. Os laboratórios pagam muito bem os funcionários, e a média de salário varia entre 5 e 15 salários mínimos, além de todos os benefícios (carro, combustível, prêmio, participação nos lucros, vale-refeição, plano de saúde, plano odontológico, e por aí vai…).

Outra vantagem de trabalhar neste ramo é o fato de um dia nunca ser igual ao outro. Cada dia temos desafios diferentes, estamos em lugares diferentes, conhecemos pessoas diferentes, fazemos amizades… O horário também é mais flexível do que o de um trabalhador que trabalha em uma empresa local.

– Quais traços/habilidades são indispensáveis para quem quer entrar no curso?

Como a Nutrição atua em diversos ramos, ela oferece um leque de opções que se enquadram em diversos perfis. Mas o que eu acho essencial em um profissional da área é o interesse pela parte de Biologia, Química e saúde no geral. O curso inteiro é baseado nos processos biológicos e fisiológicos do organismo e nos elementos e reações químicas dos alimentos.

Para atuar na área específica em que eu atuo (Marketing), é importante ser uma pessoa comunicativa, desenrolada, persuasiva e auto-confiante, além de gostar de desafios e estar preparada para trabalhar com metas.

– Em que áreas o profissional de Nutrição pode atuar?

– Marketing: propaganda médica e propaganda nutricional (visitando médicos e nutricionistas e representando laboratórios nutricionais, como Nestlé, Abbot, Support, entre outros).

– Nutrição Clínica: um nutricionista clínico trabalha em hospitais, utilizando da alimentação para a recuperação de doenças no geral, além de  orientar nutricionalmente os pacientes que recebem alta para que eles dêem continuidade a uma dieta específica, a fim de que eles mantenham a saúde e previnam doenças. O nutricionista clínico também pode atuar em consultórios e ambulatórios, atendendo pacientes a fim de elaborar planos alimentares específicos, de acordo com a necessidade de cada um.
– Alimentação Coletiva: um nutricionista desta área trabalha com produção de alimentação, em cozinhas industriais. Ele é o responsável por gerenciar a equipe, planejar cardápios, acompanhar os processos, realizar pedidos e supervisionar o serviço, além de garantir a implantação e execução das leis da Vigilância Sanitária em seus serviços (restaurantes, hospitais, creches, etc.).
– Saúde Coletiva: um nutricionista desta área geralmente é concursado, trabalha para o governo ou para o município. Ele é o responsável por aplicar os programas de alimentação do governo em sua cidade, prestar atendimento a comunidades carentes, fiscalizar as leis da Vigilância Sanitária e atuar em diversos programas do governo federal, com o foco na saúde pública.
– Ensino: o profissional nutricionista pode também se dedicar ao ensino (docência, pesquisa, supervisão de estágios, extensão) e à coordenação de cursos de Nutrição.

________

O que estão achando da seção? Eu estou amando ler os relatos!

Beijos

5 comentários sobre “Guia de Profissões – Nutrição

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s