Dica cultural francófona

Dia 20 de março é o dia internacional da francofonia… Francofonia, pra quem não sabe, em resumo é o “coletivo” das regiões e pessoas que falam a língua francesa. Anualmente a data é marcada por celebrações por todos os cantos… A língua francesa é, pra mim, a língua mais linda desse mundo, Paris a cidade mais mágica e o povo francês charmosérrimo no seu quase desleixo e na sua quase grosseria.

Preparei o post pra quem estiver interessado em atividades culturais diferentes nos próximos dias… A Organização Internacional da Francofonia juntamente com consulados da França, Bélgica, Canadá e Suíça preparou uma programação especial para difundir a cultura francofônica.

LIBERTE_EGALITE_FRATERNITE

Em São Paulo:

– Do dia 21/03 até o dia 31/03, onze filmes francofônicos serão exibidos no CineSESC (R. Augusta, 2075), dentre eles, 8 inéditos.  Programação em http://www.sescsp.org.br/sesc/programa_new/busca.cfm?conjunto_id=10744

– Do dia 19/03 a 04/04, na Cinemateca Brasileira (Largo Senador Raul Cardoso, 207), em um de seus blocos, uma mostra de filmes também será promovida, entre eles alguns clássicos de Godard, Cocteau e Renoir. Em um outro bloco será exibida a obra do fotógrafo e cineasta  Raymond Depardon. Programação em http://www.cinemateca.gov.br/programacao.php?id=291

– Dia 20/03 no SESC Pompéia (Rua Clélia, 93), o canadense David Giguèrre e a banda francesa Mademoiselle K farão shows a R$16.

– Dia 24/03 no Cinema da Reserva Cultural (Avenida Paulista, 900), um café da manhã tipicamente francês será servido e às 10:30 o filme Propriedade Privada será exibido. Essa ação em parceria da Reserva com a Aliança Francesa se repetirá um domingo por mês até novembro (São Paulo, te amo!)

Em Brasília:

– Na CCBB (SCES, Trecho 2, lote 22), do dia 19/03 a 24/03 vai rolar a semana da Língua Francesa, foi a programação mais legal desse ano! São shows, exposições, filmes, mostra de gastronomia, ets… Vale a pena conferir a programação em http://www.francofonia.org.br/index.php/calendário

No RIo de Janeiro

– De 19/03 a 24/03 a mostra de cinema da cidade maravilhosa vai ser no Auditório da Aliança Francesa (Rua Muniz Barreto, 730) e no Cinemaison (Avenida Presidente Antônio Carlos, 58) . A programação você vê em http://rioaliancafrancesa.com.br/mostrafrancofonia/

________

Se alguém souber alguma programação além dessas e em outras cidades, por favor, compartilhem aqui!

Soutien, batom, cachecol, paletó, elite, suíte, abajour, garçom, carrossel, filé, revanche, conhaque, tricot, chique, garagem, raquete, maquiagem… Todo mundo fala um pouco de francês! Me permitem aproveitar a dica cultural pra mais uma playlist? Oba! Aí vai!

foto

E por último, um pouco das minhas lembranças francesas, escrever esse post e ouvir essas músicas me deu uma saudade danada!

My PhotoPhoto

6 comentários sobre “Dica cultural francófona

  1. marilise meinke disse:

    ontem assisti “As Mulheres do 6º andar”, de Philippe Le Guay. Recomendo, como diz o Rubens Ewald Fº, essa comédia francesa despretensiosa, mas humana e divertida.

  2. Gabriela disse:

    Simplesmente amei o post e a dica. Eu sou louca pela língua francesa, concordo em gênero, número e grau com você sobre Paris e o povo francês, e o cinema francês é o mais incrível e amado para mim.

    Adorei, de verdade.

    Beijos.

  3. marilise meinke disse:

    Minha locadora “‘ E o Vídeo Levou” é maravilhosa. Graças à sua página, consegui verificar que assiti à 18 filmes franceses no ano que passou. Todos bons, mas alguns MUUUUITO BONS: lá vai:
    Álém da Liberdade
    Intocáveis
    O Porto
    O Garoto da Bicicleta
    Românticos Anônimos
    Os Nomes do amor
    As Mulheres do 6º andar
    Até a eternidade
    A Arte de Ama

    jouir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s