Guia de Profissões – Design Gráfico

Olá!!! Hoje o post é uma novidade! Tenho recebido muitos e-mails de pessoas que estão em dúvida sobre que carreira seguir, sobre o que fazer na hora de escolher a faculdade… Muitas pessoas me pedem dicas sobre algumas profissões  e cursos e eu, infelizmente, não posso ajudar… Então eu resolvi convidar algumas pessoas que conheço e que já exercem suas profissões para falar um pouco sobre elas… Estou tentando pegar as áreas mais variadas possíveis! Espero que gostem dessa nova seção do blog.  A estreia vai ser com a Rafaella Nunes que foi uma fofa e aceitou prontamente ao meu convite pra participar da nova seção!

foto 2

fotoInstagram –  Twitter – Portfólio (está um pouco desatualizado, mas super já vale!)

– Por que você escolheu o curso?

Na verdade, na época em que eu fiz faculdade, ainda não havia nenhum curso de design gráfico em Fortaleza, então eu me formei em publicidade. Durante toda a faculdade, eu sempre foquei muito em direção de arte, e assim que me formei, cursei uma pós-graduação em Design Gráfico. Desde muito novinha eu sempre gostei de desenhar, trabalhar com colagens, com imagens, com criação em geral. Ainda cheguei a prestar vestibular para outras faculdades, mas acabei optando por Publicidade porque trabalhar criando me dá uma satisfação muito grande.

– Quais são as principais atividades da sua profissão?

Existem muitas possibilidades dentro do design gráfico. Você pode trabalhar com ilustração, com editoração, na criação de vídeos, logotipos, identidades visuais, propagandas, websites… No meu caso, eu trabalho como freelancer, mas também sou a diretora de criaçao e design de uma distribuidora de filmes clássicos no Brasil, a Classicline. Eu trabalho fazendo as capas, os cartazes, catálogos e todo o material gráfico que eles precisam.

– O que você mais gosta no seu trabalho?

Criar  é sempre uma satisfação muito grande pra mim, mas um dos momentos que eu me divirto mais é a parte de fechamento de conceito e pesquisa de referências que servirão de base para a criação. É quase como se eu pudesse enxergar pedacinhos de cada coisa se transformando em possibilidades do que ainda está por vir.

– Em que áreas o profissional de Design Gráfico pode atuar?

Como eu citei anteriormente, existem tantas possibilidades dentro da profissão, que fica difícil nomear todas. Mas, atualmente, os ramos ligados à vídeo e à web estão mais em alta. Infelizmente, preciso ressaltar que a remuneração não é lá das melhores, mas a criatividade também ajuda bastante a encontrar novos meios de remuneração ainda fazendo o que se gosta.

– Quais traços/habilidades são indispensáveis para quem quer entrar no curso?

Ao contrário do que se imagina, você não precisa saber desenhar pra prestar uma faculdade de design gráfico, embora isso possa te ajudar em alguns setores. Acho que a maior necessidade é ser uma pessoa que goste de trabalhar com criação. Se você tem paixão por isso, essa provavelmente é a sua área, mas um dos meus conselhos é: aprenda a se desprender do que você está criando para os outros. Frequentemente você vai encontrar clientes chatos e difíceis, que vão te pedir que você quebre várias das regras e conceitos que você estudou com afinco, conhece e aplicou por saber que eram as escolhas mais adequadas. Às vezes, eles vão escolher a opção mais feia de todas as que você der e é difícil não se sentir frustrado com isso. Tente argumentar à favor do “bom design”, mas se ainda assim isso não funcionar, respire fundo, analise bem a situação e siga em frente (ou não) – a vida inteira é cheia dessas pedras no sapato e decisões precisam ser tomadas, principalmente quando há contas para pagar. E isso vai te ensinar a valorizar e se dedicar ainda mais aos trabalhos gostosos de fazer, clientes legais ou mesmo a projetos pessoais. E quando esses dão certo, a satisfação sobrepuja facinho as chateações que você teve que encarar.

_________

É isso, pessoal, espero que gostem! E queria aproveitar pra pedir pra você curtirem a Fan Page do blog que fiz! É só clicar aqui.

4 comentários sobre “Guia de Profissões – Design Gráfico

  1. Luana Christal disse:

    Escolher uma profissão é tão difícil. Minha primeira opção sempre foi arquitetura e urbanismo. Eu sou apaixonada por esse tipo de coisa: casarões antigos, casas modernas, decoração… tudo! Mas na minha cidade não tem o curso, então estou pensando em fazer Publicidade e Propaganda, como a Rafaella, e assim como ela, pretendo ir pra área de designer gráfico. Gostei muito do post, Hariana! É sempre bom, ver alguém que já trabalha na área, falando sobre. Nos ajuda a decidir melhor.
    Parabéns pelo blog, e por essa nova excelente seção 🙂
    Beijos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s